2

Mais do que um desporto

A APOSTA NO CVCN É UM INVESTIMENTO PARA O FUTURO

1

Vem aprender a velejar

3

Um clube para servir a região

CVCN – UM CLUBE DO NOSSO TEMPO

Aliás, foi pela exigência da organização da tradicional regata “Cruzeiro da Ria”, entre Ovar e Aveiro, e os bons resultados sistematicamente obtidos pelos velejadores da Costa Nova nessa prova, que surgiu o GVCN – Grupo de Velejadores da Costa Nova, tendo sido o despoletar de uma ideia que afinal, já todos traziam em mente – a criação de um clube federado que pudesse participar e organizar eventos nacionais e internacionais e garantisse acesso a financiamentos para o desenvolvimento e ensino deste desporto.

Assim, no dia 18 de Agosto de 1981 nasce o Clube de Vela Costa Nova, a menina dos olhos dos seus 12 sócios fundadores: Aníbal Simões Paião / Jorge Batel / Ernesto Carlos Barros / Paulo Rebocho Menano / David Calão / Luís Abreu / Francisco Leite / Manuel Ré / António Barros / Adolfo José Simões Paião / Carlos Jorge Martins Pereira / José Luís Martins Pereira.

Foi realizado um concurso para o Logótipo, com a participação de cerca de doze artistas amadores, tendo este sido ganho pelo José Luís Martins Pereira (Zélu), e que ainda hoje se mantém.

Em 1981 foi realizada a primeira prova oficial náutica, o grande prémio de motonáutica com um orçamento apreciável para a época de duzentos mil escudos e a regata da Nossa Senhora da Saúde. Não deixa de ser curioso que um clube de vela tenha como 1º evento desportivo organizado um prova de motonáutica, mas a necessidade de financiamento e a oportunidade surgida assim o determinou.

Nesse mesmo ano, contava o CVCN com umas instalações incipientes gentilmente cedidas pelo nosso entusiasta da motonáutica Manuel Alves Barbosa, foi construído um pontão para colocar um guincho, estruturas oferecidas pela Câmara Municipal de Ílhavo, ficando o Clube a dispor então de um ancoradouro para os barcos dos seus associados.

Em 1982 foi realizado a primeira regata das 4 horas da Costa Nova, uma prova tradicional no calendário oficial e que ainda hoje é o culminar da atividade de período de Verão no nosso Clube.

Nos finais dos anos 80 registou-se uma significativa melhoria das instalações com a construção de um trapiche em madeira, que passou a garantir um melhor acesso a todas as embarcações.

Em 1990 o clube contava já com 180 associados e dois grandes objetivos: a Escola de Vela e o bom funcionamento como associação de carácter social.

Ao longo dos anos muitos foram os jovens que passaram pela Escola de Vela. A formação de jovens velejadores mereceu sempre uma atenção especial por parte das diferentes direções, constituindo-se hoje como um dos focos principal da atividade desportiva do Clube de Vela Costa Nova.

O CVCN é uma referência no panorama da vela em Portugal, graças à sua dinâmica e capacidade organizativa e também à qualidade imposta nos eventos que realiza. As atividades organizadas no âmbito do período de Varão, nomeadamente as ações de captação de jovens, adolescentes e adultos para a prática da vela, constituem já um elemento de referência no contexto da vela nacional. Com a participação média de centenas de velejadores durante o período de funcionamento da Escola de Verão, o Clube transforma-se fortemente num polo de promoção turística e cultural de toda a região da Ria de Aveiro.

Parceiros